Eventos

Os eventos previstos para 2024 estão listados no calendário da rede, publicado em novembro/23. Ao longo do ano, mais detalhes sobre cada evento serão publicados aqui nesta página!

MODELO CONCEITUAL DE ÁREAS: DESAFIOS E IMPORTÂNCIA DESTA FERRAMENTA PARA A INDÚSTRIA

O primeiro evento de 2024 da rede NICOLE Latin America será o Modelo Conceitual de Áreas: Desafios e importância desta ferramenta para a indústria, que acontecerá no dia 18 de abril, na Universidade Petrobrás, no Rio de Janeiro.

Estão convidados a participar do evento todos os membros aderidos da rede e também os representantes de indústrias (de qualquer segmento industrial) do Estado do Rio de Janeiro; os pesquisadores(as) e estudantes de universidades e centros de pesquisa do Estado; e profissionais de órgãos ambientais.

Neste encontro, dialogaremos sobre a importância da construção de Modelos Conceituais em áreas industriais e os desafios encontrados pelas empresas no desenvolvimento de projetos.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas para nossos convidados. O link de inscrições foi enviado por e-mail a todos os membros da rede.

Saiba mais sobre o evento acessando a página oficial no Sympla: https://www.sympla.com.br/modelo-conceitual-de-areas-desafios-e-importancia-desta-ferramenta-para-a-industria__2386965

Se você for membro da rede ou se encaixar nos convidados especiais, mencionados acima, entre em contato com o secretariado da rede por meio do e-mail: nicolelatinamerica@ekosbrasil.org

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecer o apoio de nossos patrocinadores: Vapor Solutions, Columbia Technologies, Cetrel, Ambipar, SBV Soluções Ambientais e Corteva.

EVENTOS ANTERIORES

CONTAMINANTES EMERGENTES: O DESAFIO DA DÉCADA

Banner do evento sobre contaminantes emergentes

O último evento de 2023, o webinar “Contaminantes Emergentes: o desafio da década”, foi marcado por apresentações construtivas e um grande interesse do público.

O evento foi aberto ao público e ocorreu no dia 1º de dezembro, no período da tarde, por meio da plataforma Zoom. Os convidados Aluísio Soares, da Eva Way Projetos Ambientais, e Mara Magalhães Gaeta Lemos, da CETESB e Universidade de São Paulo, apresentaram ao público o conceito de contaminantes emergentes, as características destes compostos, a legislação vigente para estes compostos (e quais normas estão sendo desenvolvidas e consideradas em outros países) e quais os principais desafios encontrados pelas indústrias.

MODELO CONCEITUAL DE ÁREAS: SUCESSOS, DESAFIOS E APLICAÇÕES

Reunião do Comitê De Fomento Industrial De Camaçari – Cofic

Momento de diálogos, trocas de experiência e novos conhecimentos: assim podemos definir este nosso encontro que aconteceu no dia 31/10 no Comitê De Fomento Industrial De Camaçari – Cofic, em Camaçari (BA).

Quem esteve presente, conectou-se com um auditório composto por cerca de 60 profissionais representando diversas empresas e instituições, dentre elas sete indústrias da região, todos(as) na expectativa de escutar especialistas em modelos conceituais que atuam nos setores da indústria, academia e de serviços.

Nosso Grupo de Trabalho marcou presença com a apresentação do guia específico ao setor do GAC, conduzido por Reginaldo e Lélia, que trouxeram conceitos teóricos colaborativos para boas práticas destinadas a profissionais que atuam na área. É relevante destacar que este documento está disponível na aba ‘Publicações’.

Agradecemos o apoio valioso do COFIC e a parceria dos patrocinadores: ReconditecCOLUMBIA Technologies LLC / COLUMBIA Technologies do Brasil CetrelERMGreenSoil Group / GreenSoil Group BR e Corteva Agriscience,  juntamente com a contribuição dos palestrantes Julio CesarEber WoodRenan FloresMatheus NavesPatricia GuimarãesRizia AguiarJordon Werlang e  Aline Ansara, que apresentaram estudos de caso envolvendo o desenvolvimento de modelos conceituais em diferentes condições geológicas e com diversos desafios, oferecendo uma visão abrangente e prática dos conceitos apresentados no guia.

ASSEMBLEIA GERAL 2023

ASSEMBLEIA GERAL 2023

No dia 23 de agosto, foi realizada em São Paulo, a Assembleia Geral 2023. Organizado pela Rede NICOLE Latin America, este encontro teve como objetivo realizar uma reflexão sobre as conquistas passadas e definições dos próximos passos da rede, proporcionar conversas sobre os grupos de trabalhos, experiências positivas em parcerias entre universidades indústrias e consultorias, além de claro, um encontro entre os membros aderidos à rede.

O evento contou com a presença de mais de 30 pessoas online e 40 pessoas presencial incluindo os palestrantes Gabriela Oliveira, Adriana Soriano, Admir Giachini, Marcio Schneider, Sasha Hart, Ariel Sanchez, Reginaldo Bertolo, Sergejus Ustinov, Sander Eskes.

Durante o evento, ocorreram diálogos enriquecedores que envolveram propostas e sugestões que moldarão o futuro da rede, além da apresentação de casos e soluções para contaminações em áreas específicas. Também destacamos o lançamento das publicações NICOLE Latin America.

Para enriquecer ainda mais o encontro deste ano, realizamos a eleição para o cargo de vice-presidente, e temos o prazer de anunciar os vencedores: Paloma Correia de Carvalho (Setor Industrial), Juliana Freitas (Setor Acadêmico) e Pablo Yoshikawa (Setor de Serviços).

GESTIÓN SOSTENIBLE DE SITIOS CONTAMINADOS Y RECURSOS HÍDRICOS: TECNOLOGÍAS INNOVADORAS Y DESAFÍOS EN LA MINERÍA Y OTRAS INDUSTRIAS

GESTIÓN SOSTENIBLE DE SITIOS CONTAMINADOS Y RECURSOS HÍDRICOS

No dia 20 de junho de 2023, ocorreu em Santiago, Chile, o evento “Gestión Sostenible de sitios contaminados y recursos hídricos: tecnologías innovadoras y desafíos en la minería y otras industrias”, organizado pela rede NICOLE Latin America com o objetivo de promover discussões, entre o público e os palestrantes, sobre o gerenciamento de áreas contaminadas por metais potencialmente tóxicos, além de outras questões dentro do tema GAC.

Com a presença de mais de 40 participantes e palestrantes renomados, o evento proporcionou um ambiente para troca de conhecimentos e experiências. Entre os palestrantes estavam Carolina Parodi Davila (Diretora de Transferência Tecnológica UTEM),Cristóbal Giriardi (Fundación Chile), Humberto Estay Cuenca (AMTC), Jaime Henriquez (FCAB), Javiera Estrada (CESCO), Julio Cesar Fabricio (Columbia Technologies), Lilian Veas (Diretora da Ideambiente), María Paz Valenzuela (SMI-ICE Chile), Pedro Sifuentes (Coordenador da ReLASC) e Pola Miralles (WSP).

Ao longo do evento, realizado em espanhol, foram apresentadas tecnologias inovadoras e discutidos os desafios enfrentados pela indústria da mineração e outras indústrias a respeito da gestão sustentável de áreas contaminadas e recursos hídricos, proporcionando um ambiente enriquecedor para todos os participantes, que tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes e trocar ideias e ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

INOVAÇÃO INDUSTRIAL: INCENTIVOS, BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA LEI DO BEM – 2a ed.

Reunião sobre INCENTIVOS, BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA LEI DO BEM

No dia 29 de março de 2023, foi realizada em Camaçari, Bahia, a segunda edição do evento “Inovação Industrial: Incentivos, Benefícios e Desafios da Lei do Bem”. Esse encontro foi organizado pela rede NICOLE Latin America com o objetivo de iniciar uma discussão importante entre membros e convidados das indústrias e universidades.

O evento contou com palestras de renomados convidados, incluindo Leila Burgos (INEMA), Sérgio Ferreira (Vice-presidente do setor industrial da rede), Francisco Silveira (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), Ricardo Fraga (Professor do Instituto de Geociências da UFBA) e Gabriela Oliveira (Engenheira plena na CETREL). Além disso, houve um momento de mesa redonda, no qual os especialistas discutiram a temática do evento juntamente com o público presente.

Durante o evento, a Lei do Bem foi abordada não apenas como uma catalisadora de processos inovadores dentro das indústrias, mas também como um importante incentivo para o desenvolvimento de parcerias entre universidades e indústrias.

INOVAÇÃO INDUSTRIAL: INCENTIVOS, BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA LEI DO BEM

Reunião sobre INOVAÇÃO INDUSTRIAL: INCENTIVOS, BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA LEI DO BEM

No dia 25 de novembro de 2022 ocorreu em São Paulo o evento “Inovação Industrial: Incentivos, benefícios e desafios da Lei do Bem”, organizado pela rede NICOLE Latin America, com o intuito de iniciar esta importante discussão entre membros e convidados de indústrias e universidades.

O encontro contou com palestras dos convidados Sérgio Ferreira (Vice-presidente do setor industrial da rede), Reginaldo Bertolo (Presidente do setor acadêmico da rede), Francisco Silveira (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), Georgios Theodoros Anastassiadis e Carlos Alberto Teixeira (da Gaia Silva Gaede Advogados), Leandro Rodrigues Gonçalves (Quantum4 Soluções de Inovação) e Leonardo Tavares (ABGI), além de um interessante momento de mesa redonda com discussões entre os especialistas e o público acerca da temática do evento. A Lei do Bem foi abordada não apenas como uma catalisadora de processos inovadores dentro das indústrias, mas também como um importante incentivo para o desenvolvimento de parcerias entre universidades e indústrias.

Já temos planos de desenvolver próximos eventos e discussões com essa temática – fiquem atentos em nossas redes sociais e site!

NICOLE LATIN AMERICA E RELASC: WEBINAR GESTIÓN DE ÁREAS AFECTADAS POR DERRAMES DE PETRÓLEO

No dia 14 de julho de 2022, ocorreu no período da manhã o Webinar “Gestión de Áreas Afectadas por Derrames de Petróleo”, como resultado de uma parceria entre as redes NICOLE Latin America e ReLASC.

O evento, apresentado inteiramente em espanhol, foi um sucesso! Chegando a mais de 100 participantes simultâneos, o webinar contou com apresentações de tecnologias inovadoras para a gestão de áreas contaminadas por petróleo e casos de sucesso. Também foi marcante a participação do público, com diversas perguntas direcionadas aos apresentadores.

PARTICIPAÇÃO DA REDE NICOLE LATIN AMERICA NO SPRING WORKSHOP DA NICOLE EUROPA

Nos dias 04 e 05 de maio de 2022, ocorreu em Bruxelas, Bélgica, o Spring Workshop da NICOLE na Europa. No evento, que teve como tema principal as soluções técnicas para a resiliência climática na gestão de áreas industriais, ocorreram apresentações de diversos especialistas, cobrindo tópicos abrangendo inovação, técnicas que promovem a biodiversidade em áreas contaminadas, riscos envolvendo a mudança climática, entre outros.

A rede NICOLE Latin America esteve presente no evento, apresentando seus avanços, desafios e conquistas nos últimos anos.

A participação permitiu uma aproximação ainda maior entre as redes, o que sem dúvidas traz inúmeros benefícios e trocas positivas para todos os envolvidos.

PARCERIA ENTRE NICOLE LATIN AMERICA E SEEQUENT: ELABORAÇÃO DE MODELOS CONCEITUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA O GAC

Nos dias 06 e 07 de abril de 2022, aconteceu o workshop “Elaboração de Modelos Conceituais Tridimensionais para Gerenciamento de Áreas Contaminadas”, como resultado de uma parceria entre a rede NICOLE Latin America e a Seequent.

O curso teve 8 horas de duração e grande foco em atividades práticas, visando a elaboração de do modelo conceitual de uma área industrial contaminada por PCE na zona saturada e insaturada, utilizando o software Leapfrog Works e sua extensão Contaminantes.

Para os inscritos, foi garantido o licenciamento gratuito do software por 7 dias, para que o utilizassem no curso e também aproveitassem para fixar o conteúdo posteriormente. Os membros NICOLE Latin America foram presenteados com 7 dias extras de licenciamento gratuito, somando 14 dias no total.

ENCONTRO TÉCNICO SOBRE MODELAGEM NO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

O Encontro Técnico sobre Modelagem no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, promovido em 02 de dezembro de 2021 pelo GT Modelagem da rede, teve como principal objetivo abrir a todos os membros NICOLE um interessante debate acerca dos diferentes usos das ferramentas de modelagem em projetos de gerenciamento de áreas contaminadas. A discussão foi iniciada com uma breve introdução ao tema, seguida então de três estudos de caso que tiveram ferramentas de modelagem como aliadas no desenvolvimento de soluções eficientes. As apresentações ficaram a cargo de quatro membros do GT Modelagem: Rosialine Roedel (Engenheira Ambiental Especialista – CETREL), Marcio Alberto (Geólogo e Fundador – GeoInovações), Fernando Mazo D’Affonseca (Geólogo e Fundador – FMD Geologia Aplicada e TIMGEO) e Milena Almeida (Analista Ambiental Jr. – Arcadis).

WEBINAR INTRUSIÓN DE VAPOR Y TÉCNICAS DE MUESTREO DE GASES DEL SUELO

Em parceria com a Vapor Pin, a rede NICOLE Latin America realizou o webinar “Intrusión de Vapor y Técnicas de Muestreo de Gases del Suelo que Utilizan Muestreadores Pasivos y Activos para la Caracterización Eficiente del Área”, abordando os conceitos da técnica de intrusão de vapores e interessantes estudos de caso.

Como foco no público argentino, o evento teve como palestrantes Laurie Chilcote e Craig Cox (Vapor Pin), Bruno Ferreira (Arcadis) e Leonardo Pfluger (Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação – Argentina).

O webinar ocorreu no dia 24 de novembro, no período da manhã, e contou com um público bastante diverso.

WEBINAR JOVENS PROFISSIONAIS DE MEIO AMBIENTE NAS INDÚSTRIAS

Com modelos de negócios cada vez mais sustentáveis sendo abraçados pelas pequenas e grandes corporações, o mercado de meio ambiente ganha espaço e protagonismo em diversos setores da cadeia produtiva nacional e internacional. Essa abrangência de setores e áreas de atuação levam muitos jovens iniciando suas carreiras na área ambiental a inúmeras indagações: Qual o melhor caminho a tomar? Por onde começar? Como chegar lá? 

São essas e outras questões que foram debatidas no webinar Jovens Profissionais de Meio Ambiente nas Indústrias, organizado pela rede NICOLE Latin America. Contando com a presença dos convidados especiais James Henderson, Ana Luisa Porto, Natanna Melo, Marina Yamamura e Ana Carolina Barezi, o evento, ocorrido em 17 de novembro de 2021, promoveu uma roda de conversas bastante interessante sobre o tema, fomentando a discussão construtiva entre os envolvidos e visando incentivar a todos que idealizam seguir esse caminho em suas carreiras.