EVENTOS

PRÓXIMOS EVENTOS

WEBINAR INTRUSIÓN DE VAPOR Y TÉCNICAS DE MUESTREO DE GASES DEL SUELO

Em parceria com a Vapor Pin, a rede NICOLE Latin America está organizando o webinar “Intrusión de Vapor y Técnicas de Muestreo de Gases del Suelo que Utilizan Muestreadores Pasivos y Activos para la Caracterización Eficiente del Área”, que abordará os conceitos da técnica de intrusão de vapores e interessantes estudos de caso.

Como foco no público argentino, o evento contará com os palestrantes Laurie Chilcote e Craig Cox (Vapor Pin), Bruno Ferreira (Arcadis) e Leonardo Pfluger (Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação - Argentina), e disponibilizará tradução simultânea inglês/espanhol/português.

Participe! O webinar ocorrerá no dia 24 de novembro, das 10h00 às 11h30 (horário de Brasília), via plataforma Zoom. As inscrições serão divulgadas em nossas redes sociais (Linkedin e Facebook).

WEBINAR JOVENS PROFISSIONAIS DE MEIO AMBIENTE NAS INDÚSTRIAS

A presença de jovens profissionais no setor de meio ambiente das indústrias é fundamental para a constante inovação dos processos e renovação do setor. Porém, como chegar lá? Para aqueles que estão iniciando suas carreiras na área de meio ambiente, qual o melhor caminho para se obter uma jornada de sucesso no meio industrial? Para as corporações, qual a melhor forma de atrair jovens talentos?

São essas e outras questões que serão debatidas no webinar Jovens Profissionais de Meio Ambiente nas Indústrias, que será apresentado no dia 17 de novembro, das 10h00 às 11h30, via Zoom. Contando com a presença de convidados especiais, o evento buscará promover uma roda de conversas sobre o tema, fomentando a discussão construtiva entre os envolvidos e visando incentivar a todos que idealizam seguir esse caminho em suas carreiras.

Mais informações podem ser encontradas em nossas redes sociais!

EVENTOS 2021

PAINEL DE DEBATES: ESG NAS INDÚSTRIAS – PASSADO, PRESENTE E FUTURO

No dia 15 de setembro, a rede NICOLE realizou seu segundo Painel de Debates de 2021, desta vez com o tema: ESG nas Indústrias – Passado, Presente e Futuro.

O evento contou com apresentações de José Ricardo Uchôa Cavalcanti Almeida, diretor presidente das empresas Metanor/COPENOR S.A, Clovis Zapata, oficial responsável e representante adjunto da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO - ONU) para o Brasil e Venezuela, e Maya Hirsch, gerente de projetos da área de sustentabilidade da Fundación Chile.

Além das palestras, o Painel também fomentou um momento de discussão entre os convidados, por meio de perguntas do público enviadas ao longo da 1 hora e meia de duração do evento.

A gravação completa do Painel de Debates pode ser encontrada na Área Exclusiva para membros de nosso site – clique em Login e acesse!

ASSEMBLEIA GERAL 2021

A Assembleia Geral NICOLE 2021 ocorreu em formato virtual no dia 13 de agosto, das 14h às 16h, e contou com uma excelente participação de todos os envolvidos.

Com representantes da maioria das empresas-membro da rede, além de pesquisadores de diferentes universidades e profissionais autônomos, a Assembleia levantou importantes temas para o futuro da rede, como as possibilidades de parcerias entre universidades e indústrias, intermediadas pela NICOLE, a busca de uma maior aproximação entre a rede e indústrias da região ainda não aderidas, e a expansão das atividades da rede à toda a América Latina, entre outros pontos.

Neste ano, além da discussão geral entre todos os participantes, também tivemos breves reuniões setoriais inseridas na agenda do evento, o que permitiu com que os três setores envolvidos na rede debatessem ideias e sugestões voltadas à sua própria realidade.

Foi incrível a participação de todos, que gerou um grande número de sugestões e encaminhamentos ao final da Assembleia. Algumas das ideias já estão em fase de implementação; outras, serão avaliadas e iniciadas em um futuro próximo. Novidades em breve aqui no site da rede!

WEBINAR IMPORTÂNCIA DOS MODELOS CONCEITUAIS E MATEMÁTICOS NA GESTÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

No dia 06 de julho, ocorreu em formato virtual o evento “Importância dos Modelos Conceituais e Matemáticos na Gestão de Áreas Contaminadas”, organizado pelo GT de Modelagem da rede.

Estiveram presentes os palestrantes Alexandra Vieira Suhogusoff, pesquisadora sênior e docente da Universidade de São Paulo, André Oliveira, gerente da Divisão de Avaliação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas da CETESB, e Fernando Mazo, consultor da FMD Geologia Aplicada.

Com cerca de 50 pessoas presentes, os palestrantes abordaram questões como os principais conceitos de modelagem (tipos de modelos, diferenças entre os modelos numéricos e analíticos, suas diferentes utilidades, entre outros), exemplos de aplicação prática de modelos e o enfoque da modelagem matemática em um processo de gerenciamento de áreas contaminadas envolvendo a CETESB.

Assista o evento completo agora mesmo em nossa Área Exclusiva para membros!

PAINEL DE DEBATES: A INDÚSTRIA NO SÉCULO XXI – SEGURANÇA JURÍDICA AMBIENTAL

No dia nacional da indústria, 25 de maio, a rede NICOLE organizou um Painel de Debates voltado a um tema de grande relevância para o setor industrial no Brasil: a segurança jurídica ambiental.
Com 2 horas de duração, o evento se dividiu em dois diferentes momentos, iniciando-se com ricas apresentações dos convidados Lina Pimentel Garcia (Sócia da Mattos Filho), Sergio Ferreira (Gerente de EHS da Corteva Agriscience) e Alexandre Outeda Jorge (Sócio da Pinheiro Neto), que abordaram os desafios enfrentados pelas empresas nesse âmbito. A segunda parte do evento contou com uma atividade interativa, utilizando ferramenta de gamificação, e um espaço de debates entre os participantes a partir dos conceitos apresentados.
Estiveram presentes cerca de 50 participantes representando mais de 20 indústrias, além de consultores, pesquisadores e outros profissionais vinculados à área ambiental. Assista o evento completo em breve em nossa Área Exclusiva para membros, acessando o botão de login no canto superior direito de nosso site.

WEBINAR GERENCIAMENTO DE DADOS AMBIENTAIS

No dia 18 de maio de 2021 foi apresentado o webinar Gerenciamento de Dados Ambientais, onde foi discutida a importância das ferramentas de armazenamento e determinação de correlação de dados em projetos.
Além dos conceitos gerais acerca do tema, foram abordadas suas aplicações em escala regional e no setor industrial, bem como a visão de órgãos reguladores sobre essa área do conhecimento.
Para debater o tema, estiveram presentes os convidados Guilherme Amaro (Engenheiro de Sistemas e Gerente de Contas da EarthSoft), Paulo Rego (Gerente de Projetos e Portfólio da Advisian), Rosialine Roedel (Engenheira Ambiental Especialista da CETREL) e Rodrigo Ferreira da Silva (Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Cenários Ambientais da CETESB), além do moderador Cesar Merjan (Desenvolvedor Phyton da Raiz Tecnologia Ambiental).
O webinar foi bastante interessante e contou com um conteúdo riquíssimo, além de um breve momento de discussões com perguntas dos participantes ao final. A gravação completa do evento poderá ser conferida em breve em nossa Área Exclusiva do site.

EVENTOS 2020

XII SEMINÁRIO EKOS BRASIL

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020 ocorreu o XII Seminário Ekos Brasil, consagrado evento que já alcança 18 anos de história na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Realizado em formato 100% online, por questões de saúde pública, contou com palestras de diversos experts na área ambiental do Brasil, EUA, Canadá e Europa.

O tema deste ano foi a criação de um programa regional de gerenciamento de áreas contaminadas focado na região de Jurubatuba, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, visando melhorar a qualidade do aquífero local. A região é densamente urbanizada, preservando poucas áreas de mata e campo, e apresenta um histórico de contaminação da água subterrânea por fontes diversas.

No terceiro dia de evento (30/10), foram realizados os Workshops da rede NICOLE Latin America. Foram cerca de 18 horas de evento que contaram com a participação de mais de 100 pessoas, todas interagindo nas atividades propostas por cada workshop.

Os temas dos workshops esse ano foram: Construção do Modelo Conceitual e Gestão Sustentável, Construindo Pontes: Economia Circular e Remediação Sustentável, Gerenciamento de Dados Ambientais, Modelagem Analítica (REMChlor-MD) e Técnicas para Avaliação do Processo de Intrusão de Vapores.

Foram três dias de muita troca e ganho de conhecimento entre palestrantes, participantes, indústria e órgãos públicos do estado de São Paulo, que juntos, trabalharam e discutiram ideias e alternativas dentro do tema central do evento.

WEBINAR RISCOS E SUSTENTABILIDADE

Neste webinar, que ocorreu em 01 de outubro de 2020, trouxemos como convidado Osório Thomaz, do IPT, com moderação de Joyce Cruz di Giovanni, líder do GT de Remediação Sustentável da rede.

Foram apresentados breves comentários sobre os principais conceitos que envolvem a sustentabilidade em suas dimensões ambientais, sociais e econômicas, assim como um posicionamento histórico destes conceitos.

WEBINAR MODELO CONCEITUAL NO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS: NORMAS, PROCEDIMENTOS E TENDÊNCIAS

No dia 10 de setembro de 2020 ocorreu o webinar Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas: Normas, Procedimentos e Tendências, que teve como foco trazer à tona discussões sobre a legislação acerca do tema no Brasil.

Os principais tópicos discutidos nesse evento foram:

Histórico de referências ao Modelo Conceitual de Áreas no Brasil: onde estamos atualmente quando tratamos do tema?

As normas ABNT e o Modelo Conceitual de Áreas: como a norma atual foi desenvolvida? E Estado da arte no Brasil e no mundo.

Esse evento foi comandando por Rivaldo Mello, Sasha Hart e Guilherme Bechara e moderado por Marilda Vianna.

WEBINAR CONCEITOS DE REMEDIÇÃO SUSTENTÁVEL

O webinar Conceitos de Remediação Sustentável ocorreu em 27 de agosto de 2020 e foi mais um evento trazido pela rede NICOLE Latin America, liderado e apresentado por Joyce Cruz di Giovanni (líder do grupo) e Mayara Pupo (secretária do grupo).

O webinar abordou os temas: Conceitos de Sustentabilidade aplicada ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Aspectos da Sustentabilidade,  Determinação de Aspirações, Métricas e Indicadores e Apresentação de Estudos de Casos.

WEBINAR MODELAGEM NO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

No dia 23 de julho de 2020 ocorreu o Webinar Modelagem no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, apresentado por Mariana Favero e Rosialine Roedel e que contou com os convidados Marcelo Souza, Nilson Guiger e Daniel Gomes.

O foco do webinar foi o debate quanto às questões associadas ao uso das ferramentas de modelagem no Brasil e as vantagens em se utilizar essa linguagem na construção dos Modelos Conceituais e comunicação com os stakeholders.

WEBINAR REMEDIAÇÃO SUSTENTÁVEL E O DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO EM ÁREAS DE BROWNFIELDS

Realizado no dia 21 de outubro por meio da plataforma Sympla Streaming Beta, o evento foi aberto ao público em geral e contou com os convidados Ulysses Mourão (Head de Engenharia) e Norbert Brandsch (Consultor Sênior), ambos administradores da EBP Brasil. O tema foi a utilização de Brownfields como alternativas economicamente viáveis dada a escassez de oferta e o alto custo de aquisição em grandes cidades de áreas denominadas Greenfields.

Foram discutidos projetos de remediação sustentável que permitem a viabilização de novos empreendimentos imobiliários nestas áreas e a revitalização de bairros, antigas áreas industriais abandonadas com passivos ambientais e o desenvolvimento econômico das cidades, gerando valor e benefício aos empreendedores e à sociedade como um todo.

Como sempre, o evento foi bastante proveitoso e teve uma excelente recepção do público participante.

WEBINAR RISCOS E SUSTENTABILIDADE

O evento online teve como convidado Osório Thomaz, e contou com moderação de Joyce Cruz di Giovanni, líder do GT de Remediação Sustentável da rede. Osório Thomaz é Químico Pesquisador e responsável pela linha de pesquisa em Riscos Tecnológicos do Instituto de Pesquisas tecnológicas (IPT). Foram apresentados breves comentários sobre os principais conceitos que envolvem a sustentabilidade em suas dimensões ambientais, sociais e econômicas, assim como um posicionamento histórico destes conceitos. Também foi comentado o problema dos riscos enquanto linha de pesquisa e pensamento, incluindo um resumo das duas principais escolas de pensamento sobre este tema (teoria analítica e teoria cultural).
Foi discutido o estudo da interação entre a sustentabilidade e os riscos, ou seja: como o problema das incertezas afeta a gestão de ações sustentáveis nas empresas e instituições governamentais e não governamentais. Foram apresentados, por fim, alguns exemplos de ocasiões em que o problema das incertezas afetou processos de gestão sustentável e como foram as soluções encontradas em cada caso.
A gravação completa do webinar pode ser assistida em nosso canal do Youtube, clicando aqui.

ASSEMBLEIA GERAL NICOLE

Cumprindo as recomendações de saúde, a Assembleia Geral NICOLE deste ano ocorreu excepcionalmente em formato online, no dia 25 de setembro, e reuniu mais de 40 membros ativos da rede. Foram colocadas em pauta ideias e sugestões de melhorias e inovações para a rede em 2021, incluindo a participação e organização de eventos nacionais e internacionais, aumento da colaboração entre os setores industrial e acadêmico e do incentivo à pesquisa via NICOLE, estreitamento dos laços com outras redes similares e a ampliação das sinergias com outros países da América Latina (além do Brasil).
Agradecemos muito a todos os membros que participaram e interagiram!

WEBINAR MODELO CONCEITUAL NO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

O webinar Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas: Normas, Procedimentos e Tendências, idealizado pelo Grupo de Trabalho de Modelo Conceitual de Áreas, ocorreu no dia 10 de setembro, e teve discussões sobre a legislação acerca do tema no Brasil. Os convidados Rivaldo Mello, Sasha Hart e Guilherme Bechara trouxeram em pauta os seguintes tópicos: - Histórico de referências ao Modelo Conceitual de Áreas no Brasil: onde estamos atualmente quando tratamos do tema? - As normas ABNT e o Modelo Conceitual de Áreas: como a norma atual foi desenvolvida? - Estado da arte no Brasil e no mundo
Assista agora ao evento completo clicando neste link!

III ENCONTRO SOBRE MODELOS CONCEITUAIS DE ÁREAS

Ocorreu no dia 04 de setembro o III Encontro sobre Modelos Conceituais de Áreas, seguindo o mesmo formato dos eventos anteriores da sequência, ou seja, com exclusividade para aderidos NICOLE e em plataforma Zoom. Assim como os Encontros anteriores, o evento foi bastante proveitoso e uma excelente forma de promover um debate entre membros da rede quanto ao tema escolhido. Nesta edição, o tema abordado foi "Componentes biogeoquímicos de um modelo conceitual para remediação de áreas contaminadas", apresentado por Lucas Ribeiro, Suzana Kraus e Felipe Solano, da Geosyntec.
Foram discutidos especialmente os tópicos:
· Investigação em tempo real e amostragem discreta para estudos de tratabilidade
(por Lucas Ribeiro)
· Microcosmos para identificação de caminhos de degradação de compostos
(por Suzana Kraus)
· Análise de isótopos estáveis para confirmação de degradação de compostos
(por Felipe Solano)
O vídeo completo do III Encontro sobre Modelos Conceituais de Áreas está disponível em nossa Área Exclusiva. Faça login e acesse! Caso seja membro ativo da rede e ainda não possua seus dados de login, favor entrar em contato com nicolebrasil@ekosbrasil.org.

WEBINAR CONCEITOS DE REMEDIAÇÃO SUSTENTÁVEL

O Webinar foi transmitido no dia 27 de agosto de 2020 e apresentado por Joyce Cruz di Giovanni e Mayara Pupo, líder e secretária do Grupo de Trabalho de Remediação Sustentável. Os principais tópicos abordados foram: - Conceitos de Sustentabilidade aplicada ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas - Aspectos da Sustentabilidade - Determinação de Aspirações, Métricas e Indicadores - Apresentação de Estudos de Casos.
Assista ao evento completo aqui, por meio de nosso canal no Youtube.

II ENCONTRO SOBRE MODELOS CONCEITUAIS DE ÁREAS

Dando sequência à experiência bem-sucedida obtida no final de março, foi realizado no dia 29 de maio de 2020 o II Encontro sobre Modelos Conceituais de Áreas, novamente em formato exclusivo para membros da rede NICOLE.

O evento abordou o tema "Modelo Conceitual dinâmico ao longo do ciclo de vida de uma área contaminada: abordagens tecnológicas e financeiras", e foi apresentado por Cesar Malta e moderado por Camilo Chaves, ambos da Finkler Ambiental.

As apresentações tiveram como objetivo explorar como seus principais tópicos:

a) MCAs construídos com abordagens tradicionais versus emprego de novas tecnologias. O que: "sabemos que sabemos", "sabemos que não sabemos" e o que "não sabemos que não sabemos"

b) Como efetivamente "dinamizar" o entendimento de uma contaminação ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto de áreas contaminadas? Como podemos conduzir um projeto considerando como objetivo principal um MCA dinâmico?

Membros da rede poderão acessar o vídeo completo do evento na área exclusiva de nosso site após o login.

WEBINAR MODELAGEM NO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

As ferramentas de modelagem têm papel importante na elaboração de Modelos Conceituais consistentes, sendo assim grandes aliadas no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. No dia 23 de julho, a Grupo de Trabalho de Modelagem da rede NICOLE promoveu um interessante debate acerca do uso dessas ferramentas no Brasil e em âmbito internacional, por meio de webinar utilizando a plataforma Sympla Streaming Beta.

Moderaram o evento Rosialine Roedel (CETREL) e Mariana Favero (ERM), líderes do GT de Modelagem, e participaram como convidados Marcelo Sousa (Converge Consultoria), Nilson Guiguer (Water Services) e Daniel Gomes (Mutch Associates). Foram apresentadas as vantagens do uso das ferramentas de modelagem e alguns estudos de caso por parte dos convidados, com abertura para questões dos participantes no segundo bloco do evento.

O webinar completo está disponível em nosso canal do Youtube a todos os interessados! Assista ao vídeo abaixo:

PAINEL DE DEBATES SOBRE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA O GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

No dia 15 de maio, ocorreu através da plataforma Zoom o Painel de Debates sobre Tecnologias Sustentáveis para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, promovido pelo Grupo de Trabalho de Remediação Sustentável da rede.

O evento, aberto ao público em geral, teve como convidados Paulo Negrão, CEO da Clean Environment Brasil, Paulo Oliveira, Business Development Manager da Reconditec Sistemas, e Nilson Guiguer, Presidente da Water Services and Technologies, que fizeram breves apresentações sobre o tema proposto. Em seguida, foram respondidas perguntas do público.
Ao todo, o evento contou com cerca de 250 participantes, representantes de diversas empresas e instituições.

O vídeo do evento pode ser acessado através do link:

I ENCONTRO DE DISCUSSÕES SOBRE DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE MODELOS CONCEITUAIS – ONLINE

Ocorreu no dia 27 do último mês o I Encontro de Discussões sobre Desafios na Elaboração de Modelos Conceituais, em formato online através do Zoom.

O Encontro foi gratuito e aberto a todos os membros da rede NICOLE, envolvendo mais de 80 participantes e contando com representantes do setores industrial, acadêmico e de serviços.

Contando com a direção de Kamylla Silva e o apoio do secretariado NICOLE para moderação, o evento teve como convidado Reginaldo Bertolo, professor e pesquisador do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS), do Instituto de Geociências da USP. Também houve, ao final do evento, abertura para comentários, perguntas e discussões envolvendo os participantes.

WORKSHOP "ECONOMIA CIRCULAR E O GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS" - São Paulo

O workshop Economia Circular e o Gerenciamento de Áreas Contaminadas aconteceu em São Paulo nos dias 05 e 06 de março de 2020 e contou com a presença de inúmeros representantes de diversas empresas da área ambiental.

Foram dois dias bastante produtivos de atividades práticas, apresentações e palestras ministradas por membros do Grupo de Trabalho de Economia Circular da rede NICOLE, liderado por Hugo Maurer, e por representantes dos setores público (José Amaral Wagner Neto - SMDU, Prefeitura de São Paulo), industrial (James Henderson, Renata Lagoa e Carlos Henrique Araújo - Corteva), jurídico (Lina Pimentel - Mattos Filho) e acadêmico (Aldo Ometto - USP).