Ações sobre megasites
Inspirados por discussões fomentadas em eventos como o XII Seminário Ekos Brasil, a rede NICOLE Latin America decidiu explorar o tema Megasites com mais profundidade em suas atividades em 2021 e nos próximos anos.
Região onde encontram-se inúmeros complexos industriais, muitos de grandes dimensões e que contam com o envolvimento de diferentes partes interessadas, a América Latina é um excelente palco de estudos para o tema, que já conta com interessantes publicações e propostas inovadoras surgindo em regiões como a Europa.
Para embarcar nessa conversa e propiciar um pontapé inicial nessa discussão em um âmbito local e direcionado para as particularidades, dilemas e forças da América Latina, a rede NICOLE Latin America está trabalhando atualmente em duas frentes focadas no tema: o desenvolvimento de publicações sobre Megasites na América Latina e a organização de uma Força Tarefa para avaliar modelos econômicos de financiamento de medidas de remediação de megasites na região.
Saiba mais sobre essas iniciativas abaixo e acompanhe o desenvolvimento de nossas ações!

PUBLICAÇÕES
Para que a discussão de novos conceitos em âmbito local e regional seja factível, é de enorme importância a existência de uma base de publicações também com foco regional, destacando as características e desafios da região e levantando informações-chave que possam ser utilizadas em futuras ações aplicadas a casos reais.
Assim, de forma a contribuir para essa base, a rede NICOLE está trabalhando em uma série de publicações sobre o tema Megasites na América Latina. A primeira publicação da série, um Position Paper sobre o tema, já foi desenvolvido pelo Comitê Gestor da rede e está atualmente em processo de revisões.
Atualmente, está sendo desenvolvido um Documento Temático que tem por finalidade o levantamento de dados importantes sobre a região, além de estudos de caso regionais e internacionais. A ação envolverá diversos especialistas da área, permitindo o desenvolvimento de um trabalho rico e abrangente. Por fim, planeja-se desenvolver um Guia sobre Megasites, orientando a aplicação de metodologias baseadas nas informações levantadas nas publicações anteriores.
FORÇA TAREFA
Além da importância de mais publicações sobre o tema, percebeu-se a necessidade de aprofundar o debate sobre possíveis modelos de financiamento de ações de remediação em megasites na região. A divisão de custos de ações de remediação e monitoramento dessas áreas é um tópico de constantes discussões e conflitos entre partes interessadas, em diferentes localidades por toda a América Latina.
Para que a rede possa apoiar e possibilitar uma maior orientação dessas discussões, foi organizada uma força tarefa com o objetivo de analisar modelos econômicos baseados em casos reais.

James Henderson

Yasmin Mascarenhas

Luciana Ferreira

Renata Lagoa
O resultado desta empreitada não terá o objetivo de estabelecer regras ou determinar um modelo que seja compatível com todas as áreas que buscam um maior entendimento quanto ao financiamento de ações de remediação e monitoramento. Pelo levantamento de casos reais bem sucedidos e o entendimento detalhado dos mecanismos neles utilizados, bem como por meio de ações práticas envolvendo diferentes profissionais da área, intenciona-se possibilitar a todos os interessados uma visão mais ampla quanto ao tema, com caminhos mais concretos para a solução de problemas envolvendo o financiamento de ações de gerenciamento de áreas contaminadas em megasites.
Novidades quanto à realização da força tarefa serão publicadas no site em breve!